28 janeiro, 2009



Refaço, retorno, recomeço, releio, revejo ... muito raramente. Minha natureza caçadora-colectora me impele à frente, ao novo, ao inusitado, ao que eu nem sei que sou. O que faz com que pensem que eu deixo que tudo passe, que eu "viro a página".
Nada disso. Nada passa. Nem para mim, nem para você.

Andei re-ouvindo "Na ponta da língua" - um dos delicadíssimos cds da Leila Pinheiro. Numa das canções do cd, feita por Marina Lima, Leila canta:

"... nem tudo vai passar / alguma coisa sempre sobra /
nem tudo vai mudar /alguma coisa sempre fica /
pra nos lembrar."

Eu sei que só me lanço ao novo, asas-alma-coração, porque me reconcilio, absorvo, injeto em minhas veias o que já experimentei. E por ter sido assim vivido, resolvido, experenciado, sofrido, e gozado é que posso deixar no passado. Para que então o novo venha e ocupe seu espaço. Mas ainda assim o novo não elimina, não negligencia, não diminui o que ficou para trás. Nada passa. Nem para mim. Nem para ninguém.

A dor de perder, a dor de fracassar, a dor de não ser, a de não corresponder a uma expectativa, a dor de uma saudade, a dor de não saber o que fazer, de se perder, a dor da dúvida, a dor da escolha... todas essas dores, que só os que as sentem as sabem, nos acompanham até o fim de nossos dias. Elas não passam. Elas ficam. Elas se aninham dentro da gente. Mário Quintana escreveu que somos o que temos e o que sofremos. No pain, no gain.

Não passam as dores, também não passam as alegrias. Tudo o que nos trouxe infelicidade e felicidade serve para montar o quebra-cabeça de cem mil peças da nossa vida.

Aquela noite que você não conseguiu estancar as lágrimas, aquele dia na chuva que vc caminhou sem rumo, aquele beijo de cinema que vc ganhou, a despedida de alguém para nunca mais, a briga com seu pai, o "eu te amo" dito com o coração, a demissão injusta, o acidente que te deixou cicatrizes... tudo isso vai formando aos pouquinhos, quem você é. Não há nenhuma peça que não se encaixe. Todas têm o seu lugar no que compõe você.

Como são muitas, podemos "esquecer" algumas e a isso chamamos de "passou". Não passou. Está aqui, está aí dentro. Quando você menos esperar essa pecinha vai ser necessária para vc completar o jogo e se enxergar, e se revelar, por inteiro.


Nenhum comentário: